Governo Lula chama Hezbollah de “partido libanês” em nota oficial

O governo brasileiro, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expressou sua condenação ao ataque aéreo conduzido por Israel em Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (30). Em uma nota oficial, o grupo terrorista Hezbollah foi referido como o “partido libanês”.

A nota do Palácio Itamaraty destaca:

“O Brasil acompanha com extrema preocupação a escalada de hostilidades entre Israel e o braço armado do partido libanês Hezbollah.”

A continuidade do ciclo de ataques e retaliações preocupa, pois pode resultar em danos cada vez maiores, especialmente para as populações civis nos dois países.

O governo brasileiro apela à comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos disponíveis a fim de conter imediatamente o agravamento do conflito.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) retaliaram os subúrbios de Beirute em resposta à ofensiva nas Colinas do Golan, que resultou na morte de 12 crianças no último sábado (27). O alvo do ataque foi Fuad Shukr, chefe militar do Hezbollah e conselheiro próximo do líder da organização, Hassan Nasrallah. O ataque, realizado pouco antes das 20h (horário local) em Haret Hreik, no sul de Beirute, causou danos a prédios e gerou fumaça.

Segundo os oficiais israelenses:

“As IDF realizaram um ataque direcionado em Beirute, contra o comandante responsável pelo assassinato de crianças em Majdal Shams e pela morte de vários outros civis israelenses.”

A Agência Nacional de Notícias estatal do Líbano relatou que o ataque foi realizado por um drone que lançou três foguetes. A situação permanece tensa, e a comunidade internacional deve buscar soluções para evitar uma escalada ainda maior.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies