Lula: Big techs usam dados sem pedir licença e sem pagar imposto

Em sua participação na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as grandes empresas de tecnologia, conhecidas como big techs, por coletarem dados sem autorização e sem pagar impostos. Ele também expressou preocupação com o impacto da inteligência artificial no emprego, afirmando que a IA deve ser usada para criar oportunidades de trabalho.

Lula destacou que a inteligência artificial é uma extensão da inteligência humana e enfatizou a importância de compilar dados de forma ética e transparente. Ele questionou a relevância de uma IA que causaria desemprego em massa, afirmando que o objetivo deve ser capacitar jovens para aproveitar as oportunidades geradas pela tecnologia.

Durante o evento, Lula recebeu a proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que visa incentivar pesquisas em IA e promover seu uso no serviço público. A proposta também prevê a aquisição de um supercomputador para impulsionar a pesquisa e aplicação da IA no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies