EUA: Empresa vende ‘comida de emergência’ para o fim do mundo

As mudanças climáticas e o aumento de desastres naturais imprevisíveis têm alimentado a economia do “dia do juízo final” e impulsionado o movimento crescente conhecido como “prepper”, que se refere à preparação para eventos catastróficos. Os adeptos desse movimento tomam medidas variadas, desde estocar alimentos e água até construir bunkers de concreto, acreditando que o apocalipse ou grandes desastres estão iminentes.

Recentemente, a rede varejista americana Costco começou a vender um balde de “comida de emergência” por cerca de 80 dólares (R$ 448) nos Estados Unidos. Esse balde contém 150 sachês de refeições com vida útil de 25 anos, incluindo 80 porções de entradas e acompanhamentos, 30 porções de cafés da manhã nutritivos e 40 porções de bebidas. A empresa responsável pelo produto, Readywise, destaca sua facilidade de preparo: basta adicionar água.

As refeições oferecidas abrangem uma variedade de sabores, como frango alfredo, macarrão cremoso com vegetais, arroz teriyaki e macarrão com queijo, além de pudins, cereais e um “mix de bebida de laranja”.

A descrição do produto no site da Costco enfatiza a importância da variedade em situações de emergência, considerando a imprevisibilidade do mundo atual. Momentos como o início repentino de um clima severo, transições inesperadas de emprego ou a preocupação com a escassez de alimentos tornam essencial ter uma fonte confiável de sustento.

Nas redes sociais, alguns usuários apelidaram o produto de “kit do juízo final” ou “kit de jantar do apocalipse”. O jornal The Guardian também destaca que desastres naturais recentes, como o furacão Beryl, deixaram moradores de Houston, no Texas, sem energia por dias, resultando na deterioração de alimentos refrigerados e congelados.

O mercado dos “preparadores” está em crescimento nos Estados Unidos, com quase 20 milhões de americanos (cerca de 7% das residências) identificando-se como tal. Empresas como a American Reserves, que oferece suprimentos essenciais para preparação, e a Fieldcraft Survival, que ministra aulas sobre habilidades de sobrevivência moderna, estão prosperando nesse cenário. Além disso, há empreendimentos que oferecem bunkers de luxo, como o complexo Vivos x Point, localizado nos arredores de Edgemont, Dakota do Sul, onde a associação custa 55 mil dólares (R$ 310.524).

Esse movimento reflete a crescente conscientização sobre a necessidade de estar preparado para enfrentar situações extremas e imprevistas, mesmo em um mundo cada vez mais incerto.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies