Lula marca confraternização de fim de ano com ministros do STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar na próxima terça-feira (19). O evento ocorrerá na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.
O jantar é visto como um gesto de pacificação entre o Executivo e o Judiciário, após uma breve crise causada pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita decisões individuais dos ministros da Corte.
A crise foi agravada pelo fato de o líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), ter trabalhado para aprovar a PEC. No entanto, o imbróglio teria se solucionado após a indicação e aprovação de Flávio Dino para o STF e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O jantar, portanto, servirá para solidificar essa conciliação. Além disso, a confraternização também ocorre em um contexto em que o governo Lula está mirando temas que tramitam no Supremo, como indicações de políticos em estatais, por exemplo, enquanto a Corte acompanha pautas como mandatos fixos para os ministros.
Manter uma relação harmoniosa, portanto, é de interesse de ambos os lados, e o jantar promete ser amigável.