Lula cancela live semanal após advertência de auditores do TCU

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cancelou a transmissão semanal ao vivo nas redes sociais conhecida como “Conversa com o Presidente,” que estava programada para esta quarta-feira (20). O cancelamento ocorreu após a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) sugerir que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República fosse advertida devido à divulgação das lives semanais nas redes sociais de órgãos oficiais do governo.

A transmissão costuma ocorrer todas as terças-feiras, às 8h30, e Lula costuma participar das lives mesmo quando está em viagem, ajustando o horário para que elas aconteçam pela manhã no horário de Brasília.

Nesta semana, Lula está cumprindo uma agenda internacional em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar da 78ª Sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O parecer do TCU está relacionado a uma representação apresentada pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). O deputado apresentou evidências das transmissões do “Conversa com o Presidente” compartilhadas nas redes sociais de órgãos governamentais e alegou que isso constituía uma promoção pessoal de Lula.

O parecer da área técnica do TCU concluiu que havia elementos tanto de caráter informativo quanto de promoção pessoal no programa “Conversa com o Presidente” e recomendou a procedência parcial da representação.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies