ADS

Zema Aumenta o Tom e Intensifica Críticas a Gilmar Mendes e ao STF

O ex-governador Romeu Zema intensificou seus ataques e críticas direcionadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O embate público entre o político e o magistrado tem escalado nos últimos dias, com declarações contundentes sobre liberdade de expressão e o papel da Suprema Corte.

A Origem do Embate

O atrito teve início após Zema divulgar um vídeo contendo bonecos caricatos que imitavam os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Na sátira, os personagens simulavam uma conversa sobre o “caso Master”. O material, originalmente divulgado pelo ex-governador no mês passado, foi republicado por ele na segunda-feira, dia 20 de abril.

A situação se agravou após a notícia, veiculada pela coluna de Mônica Bergamo, de que Gilmar Mendes teria pedido a inclusão de Romeu Zema no inquérito das Fake News.

Liberdade de Expressão e “Atentado à Democracia”

Zema reagiu duramente à possibilidade de ser investigado, argumentando que enquadrar a caricatura como desinformação configura uma restrição à liberdade de expressão.

“Nós estamos vendo um atentado à democracia”, declarou o político. “Não se pode mais fazer caricatura, ser irônico”. Ele ainda traçou paralelos com regimes autoritários para classificar a situação: “Isso não pode ser feito, pelo que eu sei, na Coreia do Norte, em Cuba, em alguns regimes totalmente autoritários. Parece que estamos correndo risco neste momento de caminharmos nesse sentido”.

STF como “Incendiário do Brasil”

Na quarta-feira, dia 22 de abril, Zema voltou a aumentar o volume de suas críticas durante uma entrevista concedida na Câmara dos Deputados. Dessa vez, o alvo foi a atuação institucional do Supremo Tribunal Federal.

Segundo Zema, a Corte perdeu sua função histórica de mediadora de crises. “O Supremo, no passado, era a instituição em que o Brasil se apoiava para resolver suas crises”, afirmou. “O Supremo era o bombeiro do Brasil. Agora é o contrário: o Supremo é o incendiário do Brasil. É o bombeiro que chega jogando gasolina, só agravando a situação”. O texto original aponta que a postura firme do ex-governador, descrito como um político sem máculas e empresário de sucesso, coloca Gilmar Mendes diante de um adversário difícil.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies