O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou publicamente, nesta terça-feira, sobre o caso envolvendo a detenção do ex-deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, ocorrida em Orlando, nos Estados Unidos.
Em sua declaração, o chefe do Executivo refutou a narrativa construída por aliados de Ramagem e defendeu firmemente o retorno do ex-parlamentar ao Brasil para o cumprimento de sentenças judiciais.
A Declaração de Lula
A manifestação de Lula ocorre após a circulação de versões sustentadas por membros da oposição, incluindo a ex-juíza Ludmila Lins Grilo, de que Ramagem teria sido detido unicamente por uma infração leve de trânsito e estaria legal no país aguardando asilo.
Lula confrontou essa versão, enfatizando a situação jurídica do ex-diretor da Abin no Brasil:
“O Ramagem, acho que vai vir para cá. A direita brasileira está dizendo que ele foi preso numa ‘multazinha’. Não, ele foi preso, ele já estava condenado a 16 anos nesse país. Ele foi um golpista que está condenado. Ele tem que voltar para o Brasil para cumprir sua pena.”
O Contexto da Detenção: Alexandre Ramagem, que foi condenado pela Justiça brasileira a 16 anos e um mês de prisão, foi abordado na última segunda-feira (13) por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE). Após a detenção, ele foi levado a um centro de custódia de imigrantes sob a justificativa de pendências relacionadas ao seu status migratório.
Embate de Narrativas e a Participação da PF
A declaração do presidente joga mais lenha na fogueira da disputa de narrativas em torno do episódio. Enquanto a defesa e aliados de Ramagem sustentam que o caso é estritamente uma questão migratória de rotina (negando a influência do governo ou a iminência de uma extradição), a cúpula governista e a Polícia Federal brasileira indicam um cenário diferente.
Recentemente, o diretor da Polícia Federal afirmou que a “prisão” em solo americano ocorreu em “cooperação” com a PF, uma afirmação que gerou forte reação da direita, que agora desafia a instituição a apresentar documentos que comprovem tal colaboração diplomática.
O desenrolar diplomático e jurídico do caso nas próximas semanas será decisivo para confirmar se Alexandre Ramagem enfrentará um processo de deportação/extradição ou se conseguirá manter seu pleito de asilo nos Estados Unidos.
🚨URGENTE – Lula ataca Ramagem e Trump, afirmando que o deputado voltará para o Brasil
“O Ramagem vai vir para cá… a direita está dizendo que foi preso numa multazinha (…) Não, ele foi preso… condenado a 16 anos neste país. Um golpista condenado” pic.twitter.com/sxjDUmXVDW
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) April 14, 2026



