PARTIDOBRASIL Notícia, contexto e análise
AGORA
Política Luciano Hang oferece recompensa por pichação em loja da Havan em Natal Política TSE determina que André Janones remova vídeo sobre Flágio Bolsonaro Política Pesquisa Quaest aponta empate técnico no Rio Grande do Norte Política Vice-governador do RN anuncia apoio a Flávio Bolsonaro e altera posição sobre Lula Política Oposição condiciona apoio à reeleição de Davi Alcolumbre no Senado a impeachment no STF Política Lula confirma presença em debate da Band e emissora define regra para ausência de Flávio Política Discussão e xingamento marcam debate no Amazonas Política Pesquisas eleitorais trazem novos números sobre Lula e Flávio Bolsonaro Política Presidente do STF arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes Política Governo federal cria programa para bloquear celulares em presídios Política Luciano Hang oferece recompensa por pichação em loja da Havan em Natal Política TSE determina que André Janones remova vídeo sobre Flágio Bolsonaro Política Pesquisa Quaest aponta empate técnico no Rio Grande do Norte Política Vice-governador do RN anuncia apoio a Flávio Bolsonaro e altera posição sobre Lula Política Oposição condiciona apoio à reeleição de Davi Alcolumbre no Senado a impeachment no STF Política Lula confirma presença em debate da Band e emissora define regra para ausência de Flávio Política Discussão e xingamento marcam debate no Amazonas Política Pesquisas eleitorais trazem novos números sobre Lula e Flávio Bolsonaro Política Presidente do STF arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes Política Governo federal cria programa para bloquear celulares em presídios
MERCADOS
DÓLAR— EURO— LIBRA— PESO ARGENTINO— Atualizando…
ADS
Política

De olho na reeleição, ex-bolsonarista que se aliou ao governo do PT protocola notícia-crime contra Lula e Janja

O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), conhecido por seu passado bolsonarista e por sua surpreendente aproximação recente com o presidente Lula, agora parece tentar uma reviravolta estratégica. Nesta terça-feira (8), ele protocolou uma…
De olho na reeleição, ex-bolsonarista que se aliou ao governo do PT protocola notícia-crime contra Lula e Janja

O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), conhecido por seu passado bolsonarista e por sua surpreendente aproximação recente com o presidente Lula, agora parece tentar uma reviravolta estratégica. Nesta terça-feira (8), ele protocolou uma notícia-crime contra o próprio presidente da República e a primeira-dama Janja, pedindo que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue a visita presidencial à Favela do Moinho, em São Paulo.

Publicidade

Otoni afirma que o evento foi articulado por uma ONG que teria ligações com a facção criminosa PCC. Segundo ele, a relação entre o governo e essa entidade pode configurar graves crimes como prevaricação, advocacia administrativa e até associação criminosa.

Na representação, o deputado justifica:

“Os fatos narrados revelam indícios suficientes da possível prática de ilícitos penais por parte de autoridades públicas federais, incluindo o presidente da República e a primeira-dama, notadamente diante do contexto de reuniões institucionais mantidas com associação comunitária que, conforme amplamente divulgado pela imprensa, mantém vínculos com organização criminosa de alta periculosidade — o Primeiro Comando da Capital (PCC)”.

Publicidade

É curioso — para não dizer trágico — observar esse movimento pendular de Otoni de Paula. Há poucos meses, o parlamentar trocava acenos com o Planalto e chegou a amenizar sua retórica crítica em relação ao governo petista. Agora, aparentemente guiado por conveniências políticas ou pressões eleitorais, tenta reocupar o espaço da direita combativa que já frequentou no passado.

Mas há um problema para Otoni: sua aproximação com Lula e o PT dificilmente será esquecida pelos eleitores mais ideológicos, tanto da esquerda quanto da direita. Para muitos, essa guinada tardia soa menos como redenção e mais como cálculo eleitoral.

Publicidade

O que se vê, mais uma vez, é a política sendo usada como palco para encenações de conveniência. O deputado, que agora tenta vestir novamente o figurino do opositor ferrenho, talvez precise de mais que uma notícia-crime para recuperar a confiança dos que se sentem traídos pela sua guinada ideológica.

A dúvida que fica: estamos diante de um ato de coragem tardia ou apenas mais um capítulo da velha novela do oportunismo político à brasileira?

Compartilhe nas redes sociais
Publicidade