X lança rótulos para contas de paródia e aumenta transparência

A rede social X, de propriedade de Elon Musk, anunciou no último sábado (10) a introdução de rótulos específicos para perfis de sátira ou paródia, com o objetivo de aumentar a transparência e proteger os usuários contra conteúdos enganosos. A medida, válida globalmente, permitirá que os próprios donos das contas ativem o selo para cumprir as regras da plataforma.

De acordo com a nota oficial divulgada pela plataforma, a iniciativa busca evitar que usuários confundam contas de paródia com perfis oficiais de instituições ou figuras públicas. “Estamos lançando rótulos de perfil para contas de paródia para distinguir claramente esses tipos de contas e seu conteúdo em nossa plataforma. Nós projetamos esses rótulos para aumentar a transparência e garantir que os usuários não sejam enganados a pensar que tais contas pertencem à entidade que está sendo parodiada”, explicou a empresa.

A responsabilidade de ativar o rótulo será do próprio usuário, assim como ocorre com outros selos, como os de categoria profissional. Ou seja, a plataforma não aplicará os rótulos de forma automática, e cabe ao dono do perfil ativar a opção caso deseje.

A medida vem em resposta a uma crescente preocupação com a disseminação de informações falsas ou enganosas nas redes sociais, e visa tornar mais fácil para os usuários identificar o conteúdo humorístico ou irônico, sem confundi-lo com informações reais.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies