Valdemar revela poderosa “carta na manga” para anistia de Bolsonaro

O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quinta-feira (17) que possui uma “carta na manga” para garantir a anistia de Jair Bolsonaro. Essa anistia é uma condição para que o partido apoie candidatos nas eleições internas para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, visando a retomada da elegibilidade do ex-presidente para as eleições de 2026.

“A proposta de anistia não se limita ao caso do Bolsonaro, mas precisamos discutir isso no andamento das negociações. Precisamos que esteja na pauta do futuro presidente da Câmara e do Senado para conseguirmos seu apoio”, declarou.

O PL possui 92 integrantes na Câmara, formando a maior bancada da Casa, e 14 no Senado. Embora as eleições para essas posições ocorram em fevereiro de 2025, as negociações para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já estão em curso.

O projeto de anistia está em análise e aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O texto prevê o perdão a quem participou, fez doações ou apoiou os atos de 8 de janeiro por meio de redes sociais.

Valdemar afirmou que a proposta ainda não inclui Bolsonaro, mas que a bancada do PL vai “lutar” para realizar ajustes no texto. O ex-presidente foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho do ano passado, o que o torna inelegível até 2030.

Segundo o presidente do PL, a reversão da inelegibilidade de Bolsonaro também pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), mas seria “mais fácil” por meio de uma decisão do Congresso sobre a anistia.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies