Haddad: resultado das eleições municipais de 2024 “preocupa muito”

Ao avaliar os resultados das eleições municipais de 2024, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), expressou sua preocupação com o desempenho mais favorável a partidos de centro e direita. Em um evento promovido pelo banco Itaú em São Paulo, Haddad mencionou que a situação é reflexo de uma tendência global de conservadorismo crescente.

“Eu acredito que o mundo está muito mais conservador e distópico do que imaginamos. Hoje, há espaço para todo tipo de retórica”, destacou o ministro. Ele também fez uma comparação com fenômenos políticos em outros países, mencionando que a onda conservadora já é observada há cerca de 10 anos, começando com as primaveras árabes e o fechamento de vários regimes.

Apesar de ter aumentado seu número de prefeitos em relação à eleição de 2020, o PT não alcançou os resultados esperados no primeiro turno de 2024. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, reconheceu que a sigla está em um processo de reconstrução. “Do ponto de vista do PT, não foi ruim. Melhorou em comparação a 2020. Estamos vivendo um processo de recuperação e reorganização”, explicou.

Gleisi ressaltou que o partido passou por desafios significativos nos últimos anos, afirmando que as eleições de 2016 e 2020 também foram complicadas, e que a situação atual é um passo importante para a reconstrução do PT no cenário eleitoral.

No total, o PT elegeu mais de 200 prefeitos no primeiro turno deste ano, comparado a 183 em 2020. Atualmente, a sigla comanda 265 municípios. No segundo turno, o PT disputará quatro das 13 capitais em que esteve presente: Porto Alegre (RS) com Maria do Rosário, Natal (RN) com Natália Bonavides, Cuiabá (MT) com Lúdio Cabral, e Fortaleza (CE) com Evandro Leitão.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies