Desentendimento entre seguranças de Biden e delegação brasileira leva Lula a desistir de evento em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não participar de um evento organizado pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, em Nova York, após um desentendimento envolvendo a segurança da delegação brasileira e o Serviço Secreto americano. O incidente ocorreu quando o presidente Joe Biden decidiu, de última hora, comparecer ao evento, o que resultou em uma reorganização das medidas de segurança, afetando o acesso da equipe de Lula. Apesar de não estar diretamente envolvido, o presidente brasileiro optou por se retirar do evento.

Lula está em Nova York para participar da 79ª Assembleia-Geral da ONU, onde, segundo informações, pretende elevar o tom em seu discurso, especialmente no que diz respeito à agenda climática. O Brasil enfrenta um cenário alarmante de queimadas e enchentes, e Lula vai pressionar por ações mais urgentes dos líderes globais para enfrentar essas crises. Ele já havia dado um tom prévio ao seu discurso durante a Cúpula do Futuro, realizada no domingo (22), quando defendeu a reforma da ONU e de outros órgãos multilaterais e alertou para o fracasso coletivo na agenda climática.

Na terça-feira, Lula terá a oportunidade de falar diretamente para líderes das grandes potências mundiais, como Estados Unidos, Rússia e China, que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU. Sua expectativa é que, com mais tempo para discursar, ele possa aumentar a pressão para que esses países tomem medidas efetivas no combate às mudanças climáticas e na reestruturação dos organismos internacionais.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies