Lula sugere nova data oficial da Independência do Brasil
Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que o 2 de Julho seja reconhecido como outra data oficial da Independência do Brasil, além do tradicional 7 de Setembro. Ele fez esse comentário durante o lançamento da pedra fundamental de um laboratório científico público em Campinas (SP).
Lula destacou que o Brasil foi o último país a conquistar sua independência e ressaltou que existem duas datas relevantes nesse contexto. A primeira é associada ao grito do imperador, embora haja dúvidas sobre sua veracidade. A segunda, e a que ele considera a verdadeira independência, ocorreu em 2 de Julho de 1823, em Salvador, Bahia. Nesse dia, houve lutas e participação significativa de mulheres heroínas na expulsão definitiva da Coroa Portuguesa do Brasil.
O presidente expressou sua intenção de transformar os dois dias em atos oficiais da Independência e enfatizou a necessidade de recontar a história do país. Sua proposta visa reconhecer a relevância histórica do 2 de Julho e valorizar o papel das mulheres nesse processo .