Barroso é o atual campeão de viagens em aeronaves da FAB

Política Nacional

As autoridades dos Três Poderes da República têm feito uso extensivo dos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB). Até o mês de maio, o total de voos já somava 660, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, liderando o “ranking”.

Segundo informações levantadas pelo jornal Gazeta do Povo, Barroso realizou 59 viagens, seguido de perto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com 53 voos.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ocupa a terceira posição com 43 voos, completando o “pódio” que inclui representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo. Outras autoridades notáveis na lista incluem o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 36 e 22 voos, respectivamente.

Luís Roberto Barroso tem o hábito de viajar para o Rio de Janeiro. Segundo o STF, as viagens são justificadas pelas aulas que o presidente do tribunal ministra na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) às sextas-feiras. A assessoria do Supremo afirmou que o uso de aviões da FAB pelo presidente do STF é regulamentado por decreto e visa garantir a segurança institucional.

Arthur Lira, por outro lado, tem como principal destino Maceió, em Alagoas. Haddad realiza a maioria dos voos entre Brasília e São Paulo, justificado pela existência do escritório do Ministério da Fazenda na cidade, considerado o “maior centro financeiro da América Latina”.

Um voo particularmente notável foi realizado por Haddad em 19 de maio, um domingo, onde ele e sua esposa, Ana Estela, eram os únicos passageiros da aeronave. O voo partiu de Brasília às 8h45 daquele dia e chegou em São Paulo às 10h10.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *