CCJ: Relator apresenta parecer favorável à indicação de Dino

Política Nacional

O relator da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Weverton Rocha (PDT-MA), apresentou nesta segunda-feira (4) o parecer favorável à decisão do presidente Lula (PT).

Rocha é aliado de Dino e já tinha adiantado que se posicionaria pela aprovação do nome do ex-governador do Maranhão para o cargo.

No relatório, o senador maranhense elogiou a trajetória de Dino, destacando sua experiência em diferentes áreas da vida pública.

– Trata-se de uma figura reconhecida e admirada nos mundos jurídico e político. Ex-professor de duas universidades federais (UFMA e UnB), mestre em direito, ex-juiz, senador, ministro de Estado, ex-governador, alguém que teve experiências exitosas no exercício de funções dos três poderes da República – diz o relatório.

A sabatina de Dino está marcada para o dia 13 de dezembro. Caso ele seja aprovado na CCJ, a decisão será levada ao plenário do Senado, onde precisará de, no mínimo, 41 votos para ser confirmada.

O parecer favorável de Weverton Rocha é um importante passo para a aprovação de Flávio Dino ao STF. O senador maranhense é um aliado do presidente Lula e tem influência na CCJ.

A sabatina de Dino será o momento decisivo para a sua indicação. O ex-governador terá a oportunidade de defender seu currículo e responder às perguntas dos senadores.

Se Dino for aprovado na CCJ, ele se tornará o primeiro ministro do STF oriundo do Maranhão. A indicação de um ministro de esquerda também é um sinal de mudança no STF, que tem sido dominado por ministros conservadores nos últimos anos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *