Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma mulher dançando de forma hipersexualizada ao som de uma música de teor pornográfico em um evento promovido pelo Ministério da Saúde. O evento, intitulado “I Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil (EM PROSA Brasil),” ocorre no Tocantins de 4 a 6 de outubro. As imagens da dança provocativa da mulher chamaram a atenção dos internautas e geraram indignação.
O evento está sendo transmitido online por meio do canal do YouTube do DataSUS, mas o trecho da dança não foi exibido na transmissão. Os comentários nas publicações relacionadas ao vídeo estão desativados.
O encontro é realizado pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, com o objetivo de fomentar a implementação e a gestão da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Participam do evento cerca de 300 pessoas, tanto presencialmente quanto virtualmente, incluindo gestores e trabalhadores das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, representantes da UNESCO, entre outros.
As imagens provocaram reações indignadas nas redes sociais, com muitos questionando a relação da dança com o evento de saúde e criticando o uso de dinheiro público para tal apresentação. O Pleno.News entrou em contato com o Ministério da Saúde para obter um posicionamento sobre o ocorrido, mas ainda não recebeu uma resposta.