CPMI dos atos define data para depoimento do ex-ministro GDias

Política Nacional

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) responsável por investigar os acontecimentos relacionados aos atos de 8 de janeiro definiu a data em que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Gonçalves Dias, conhecido como GDias, será ouvido. Segundo o presidente da comissão, o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), a oitiva está agendada para o próximo dia 31 de agosto.

O depoimento do general GDias é considerado crucial pela oposição, que alega que houve omissão por parte do governo em relação às invasões de prédios públicos em Brasília no dia 8 de janeiro. As suspeitas de facilitação aumentaram após a divulgação de vídeos que mostravam GDias indicando a saída do Palácio do Planalto para os invasores.

O pedido para ouvir o depoimento de GDias na CPMI foi aprovado em 20 de junho, porém, até então, a comissão ainda não havia determinado uma data para a oitiva. O ex-ministro já havia prestado depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sobre os acontecimentos de 8 de janeiro. Na ocasião, GDias afirmou que não havia recebido alertas sobre possíveis ataques e que tomou todas as medidas possíveis para lidar com a situação. Ele também mencionou que um subordinado que já estava no GSI durante a gestão do general Augusto Heleno, seu antecessor, havia assegurado que estava tudo em ordem no dia 8 de janeiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *