PSDB pode desistir de corrida presidencial por “terceira via”

Política Nacional

Nesta segunda-feira (19), o presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que o partido pode não ter um candidato próprio nas eleições presidenciais de 2022 para apoiar a unidade em torno de um outro candidato que fizesse frente à Lula e a Bolsonaro.

– Ninguém pode querer um apoio sem ter disposição de apoiar. O PSDB está aberto até o último momento nas convenções de construir essa unidade no campo distante da polarização entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula – disse em entrevista ao jornal O Globo.

Atualmente, quatro membros do partido disputam internamente pela candidatura à Presidência: João Doria, Eduardo Leite, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio. O planejado é que uma eleição prévia ocorrerá em novembro para decidir o candidato a ser lançado pela legenda.

Embora tenha admitido a possibilidade de não lançar candidatura própria, Araújo parece estar confiante de que o método da “eleição prévia” dará certo e se esquivou de responder sobre quem apoiaria num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Perguntado diretamente sobre a questão, ele apostou na candidatura do próprio partido.

– O PSDB tem a convicção de que nós vamos fazer o processo de escolha mais democrático da história de um partido na América Latina, que esse candidato vai reunir condições políticas e de viabilidade para construir uma aliança no campo fora dos polos que estão estabelecidos hoje, vai ao segundo turno e vai vencer a eleição para presidência da República – declarou.

O tucano ainda disse que o partido não apoia o impeachment de Bolsonaro e preferiu se isentar da discussão sobre o voto impresso auditável. Perguntado sobre o assunto, o presidente do partido criticou a motivação da discussão e disse ser necessário admitir que não houve fraude nas eleições.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *